InformaDB: Comportamentos de pagamento Alemanha
Barómetro Pagamentos

Comportamentos
de pagamento Portugal

Outros países
Comparação com Portugal

A Alemanha é o quinto país que controla mais empresas em Portugal

A Alemanha é o quinto país que controla mais empresas em Portugal e o 3º em volume de negócios e emprego, onde quase metade do volume de negócios destas empresas vem das Indústrias, sobretudo em empresas de grande dimensão. Também por isso, as empresas controladas por capital alemão são as que registam maior vocação exportadora, representando mais de 7% do total das exportações portuguesas. São também as que têm uma idade média superior (19 anos). A Alemanha é um dos principais parceiros comerciais de Portugal.

Dois terços das empresas alemãs pagam dentro dos prazos

A Alemanha é um dos países do mundo onde as empresas se mostram mais cumpridoras dos prazos de pagamentos aos seus fornecedores e no final de 2017, dois terços (66%) das empresas na Alemanha cumpriam os prazos de pagamento, um registo mais positivo do que a média europeia no mesmo ano (41,7%) e muito superior ao que se verifica em Portugal.

Este registo representa uma evolução de mais de 10 pontos percentuais na década, já que se situava nos 53,9% em 2007.

 

Empresas que cumprem prazos de pagamento

Empresas que cumprem prazos de pagamento (por dimensão)

Micro
empresas

17.5 %

Portugal

70.7 %

Alemanha

Pequenas
empresas

14.8 %

Portugal

67.2 %

Alemanha

Médias
empresas

9.0 %

Portugal

54.9 %

Alemanha

Grandes
empresas

4.0 %

Portugal

41.6 %

Alemanha

Tal como em Portugal, quanto menor a dimensão das empresas melhores são os prazos de pagamento, apesar das grandes diferenças entre as respetivas percentagens em cada escalão em Portugal e Alemanha.

Na Alemanha, a percentagem de empresas a pagar com atrasos superiores a 90 dias é residual, não chegando a 1% em todas as dimensões de empresas.

Todos os setores de atividade na Alemanha registam uma percentagem de empresas cumpridoras muito positiva (acima dos 63%). Construção, Retalho e Serviços são os setores com uma percentagem mais elevada de empresas cumpridoras dos prazos de pagamento, registando respetivamente 69,8%, 69,2% e 68,8% de empresas a pagar pontualmente aos seus fornecedores.

A gerar ficheiro.
Por favor aguarde.
Não mude de página
durante este processo.