InformaDB: Comportamentos de pagamento Reino Unido
Barómetro Pagamentos

Comportamentos
de pagamento Portugal

Outros países
Comparação com Portugal

Reino Unido é o 4º país com mais empresas com controlo de capital em Portugal

O Reino Unido é um dos países com quem Portugal tem relações comerciais mais relevantes e mais antigas. O Brexit poderá ter implicações nas relações comerciais entre o Reino Unido e outros países da União Europeia; as incertezas geradas por este processo poderão também deteriorar os prazos de pagamento das empresas do Reino Unido, que já são, como Portugal, um dos mais baixos da Europa.

Mais de 500 empresas em Portugal têm controlo de capital do Reino Unido, sendo o quarto país entre os que têm maior número de empresas com controlo de capital em Portugal. A sua importância em volume de negócios destaca-se em especial nos setores dos Grossistas (2,34 mil milhões de euros) e das Tecnologias de Informação e Comunicação (1,37 mil milhões de euros).

No setor Grossista, tem especial relevância o ramo dos combustíveis, com um volume de negócios superior a 1,2 mil milhões de euros. No setor das Tecnologias de Informação e Comunicação, são as telecomunicações que representam quase a totalidade deste valor, com 1,1 mil milhões de euros de faturação.

Em 2017, 32,6% das empresas no Reino Unido cumpriam os prazos de pagamento, um valor bastante abaixo da média europeia nesse ano (41,7%).

Empresas que cumprem prazos de pagamento

Empresas que cumprem prazos de pagamento (por dimensão)

Micro
empresas

17.5 %

Portugal

37.6 %

Reino Unido

Pequenas
empresas

14.8 %

Portugal

29.9 %

Reino Unido

Médias
empresas

9.0 %

Portugal

15.9 %

Reino Unido

Grandes
empresas

4.0 %

Portugal

7.9 %

Reino Unido

No Reino Unido mais de 93% das empresas atrasam-se no máximo até 30 dias a pagar, um de forma transversal a todas as dimensões de empresas, o que não acontece em Portugal, uma vez que existe uma % significativa de empresas que se atrasam além de 30 dias, em especial nas micro empresas (20%).

No Reino Unido, apenas o setor da Agricultura, caça e pesca regista mais de metade (52,0%) das empresas a pagar dentro dos prazos acordados, com um destaque também para a Construção com 38% das empresas a cumprirem os prazos de pagamento. Os restantes setores apresentam valores relativamente homogéneos com um cumprimento entre 24,3% (na Indústria) e 31,1% (nos serviços financeiros.

A gerar ficheiro.
Por favor aguarde.
Não mude de página
durante este processo.